O canal Retro Game Corps, dedicado à emulação e com mais de 500 mil inscritos, teve um vídeo removido por um strike pela segunda vez a pedido da Nintendo. O proprietário do canal, Russ, anunciou em sua conta no X que estava considerando uma contranotificação com base no uso justo, mas optou por alterar a abordagem de seus vídeos, eliminando qualquer conteúdo ou referência aos jogos da Nintendo a partir de agora.
I hate making posts like this, but I received another copyright strike this morning. I’m going to have to change the way I make videos. More info: https://t.co/ihGy4OLNzx pic.twitter.com/xRHx0PN2pn— Retro Game Corps (@RetroGameCorps) September 28, 2024
O site Time Extension destacou que a primeira remoção ocorreu por conta de um vídeo que abordava um dispositivo que permitia transferir jogos de Nintendo Switch para PC, o que gerou descontentamento na BigN. Na sequência, a segunda remoção envolveu um vídeo sobre a emulação de jogos do Wii U. Russ argumenta que essa prática se enquadra no uso justo, já que o console não recebe mais suporte.
Independentemente disso, o Retro Game Corps continua na mira da Nintendo até que consiga provar que não representa mais uma ameaça. Além disso, este incidente pode indicar que outros canais similares também correm o risco de ter seus vídeos removidos com strike, a menos que sigam a estratégia de Russ.