Reggie na Bloomberg comenta ações, online, novos anúncios e analistas
Traduzido e resumido para você!

Vale lembrar que a Bloomberg é um canal financeiro. A entrevista abordou os temas basicamente sob o prisma mercadológico.


Analistas:

O número de analistas que entendeu a coisa ao longo dos anos é muito pequeno.

Isso acontece muitas vezes porque realmente somos uma companhia que guarda segredos até o último instante. E  quando a surpresa chega ela é grande. Veja só o Switch. Não se preocupe, nós estamos estimulando o engajamento, estamos impulsionando a plataforma. Essa é a coisa mais importante.


Ações em baixa. Estão vendendo? Acabaram as surpresas?

Investidores (ou qualquer um) que pensam que não existem mais surpresas estão incorretos. A Nintendo é uma empresa com 'cartas na manga' e muito para ser mostrado em semanas ou meses adiante.


Online em Setembro e estrutura técnica:

O teste feito com Mario Tennis foi bom para nós tanto no quesito estrutura técnica quanto no quesito 'como o jogo é jogado'.  Alguns desafios são esperados nesse tipo de arranjo. Quando o lançamento ocorrer, o jogo não sofrerá, assim como Fortnite.


Incentivos para as pessoas comprarem mais de 1 Switch. (lançado o console sem dock)

Aquilo foi exclusivo para o Japão e reflete diferenças culturais entre as regiões. Não há previsão para isso na América.


3DS:

Em dezembro, o 3DS cresceu 27% em relação ao ano anterior na América. Este ano, o negócio 3DS está 10% acima.

O Switch não está sozinho, apesar de também comandar o mercado portátil neste momento.


Novo Presidente:

Furukawa é uma ótima escolha para presidente. Veterano de 22 anos na companhia e com muita experiência fora do Japão. Ele tem conhecimento das subsidiárias e ama nossos jogos. Sabe, ele foi um dos primeiros "financistas" com quem a Nintendo da America tratou nos meus primeiros dias!


Modelos Free-to-Play:

Fortnite, Arena of Valor e mesmo Pokémon Quest são grátis, mas o modelo de monetização gera enormes dividendos tanto para os criadores quanto para nós. Quanto aos lootbox e "pague para vencer" são modelos de má reputação e muitos produtores erraram a mão.

A relação com os produtores "free-to-play" considera que eles criaram o jogo e nós criamos a plataforma e toda estrutura (técnica, mercadológica, etc). A divisão de lucros nesse tipo de jogo deve ser justa de modo que uma empresa como a Epic receba grandes lucros e nós também.


Expectativa de vendas em software e hardware:

O fluxo de novidades comanda as vendas. Fortnite já teve dois milhões de downloads em apenas 24 horas. Isso corrobora a força de anúncios com lançamentos próximos. Super Mario Party, Pokémon (antes da black friday) e Smash Bros em meses subsequentes impactarão o mercado.



Fonte: bloomberg