A completa arrogância da Electronic Arts!
Uma total falta de respeito com o consumidor!

Foi lançado no Nintendo Switch o FIFA 18, um jogo bastante aguardado no console principalmente depois do hiato que teve da série FIFA nos consoles Nintendo, com o último FIFA lançado sendo o FIFA 15 para o Wii (não Wii U) e 3DS em 2014.

Mas acontece que o jogo saiu completamente capado, com vários modos retirados sem qualquer motivo, tornando a versão de Switch a pior de todas.

Mas porque a EA fez isso?!, qual o motivo de fazer uma versão tão mal feita?!, infelizmente o buraco é muito mais em baixo.

1° - A culpa não é da Nintendo

A Nintendo é responsável apenas na publicação do FIFA 18 na sua loja virtual (eShop) e na distribuição dos cartuchos para fabricação, ela não está envolvida diretamente com o jogo.

Quem é a responsável pela qualidade do jogo e seu conteúdo é a própria desenvolvedora, no caso a EA, e ela fez um péssimo trabalho.

Nessa Matéria está listado todos os modos que estão de fora no Switch, como por exemplo não convidar amigos para jogar, uma coisa tão básica simplesmente não foi feita.

2° - A culpa não é do Switch

O descaso do FIFA 18 não envolve questões técnicas, ou seja, o hardware do console não é culpado em nada pela falta de conteúdo.

NBA 2K18 no Switch possui todos os modos e conteúdo que nas outras versões, sendo feito na mesma engine e com suporte a Amiibos.

NBA Playgrounds no lançamento do Switch não possuía online, depois foi atualizado diminuindo o tamanho do aquivo, melhorando a resolução e botando o modo online, além de uma copia gratuita do Shaq Fu: A Legend Reborn.

Doom, um jogo bastante grande está sendo portado para o Switch, com um nível técnico bem competente.

Nesses casos, as desenvolvedoras deram o melhor suporte possível para seus jogos, demonstrando um interesse em fazer um produto de qualidade para o Switch, pois eles sabem que se fizer algo bem feito, irá vender e fazer sucesso, é uma lógica simples.

Mas a EA não pensou dessa forma, ele fez o FIFA 18 as pressas, não se importando com a qualidade nem com os consumidores do Switch, pois se ela realmente se importasse com os donos do console, ela não faria um trabalho tão porco quanto esse.

3° - A verdadeira EA

Em 2012, a EA foi eleita pelo site "The Consumerist" como a pior empresa dos Estados Unidos, ou seja, ela foi considerada pior que empresas de petróleo que destroem o planeta, e tudo porque ela reteve deliberadamente o conteúdo do Mass Effect 3 para ser cobrado via DLC.

Em 2013, a EA novamente ganhou como a pior empresa, sendo acusada de fazer jogos de péssima qualidade, inacabados, cobrando abusivamente de conteúdo extra e microtransações, e mesmo depois de ter ganhados esses "prêmios", não melhorou os seus serviços.

Em 2014, o gerente da EA disse que Gamers Tradicionais (aqueles que consumem e vivem de jogos) são um grande problema para a industria, pois segundo ele, é necessário atingir novos públicos, e se esse publico mais tradicional não se adequar a suas politicas de DLC e microtransação, eles são um grande problema para a EA

Também foi revelado que a EA fatura mais de 1,3 bilhões de dólares por ano apenas com DLC e microtransação, isso significa que ela dar mais atenção a DLC do que os jogos em si, isso explica porque jogos como The Sims 4 e SimCity tiveram tantas DLCs e expansões e não receberam o devido tratamento, é o dinheiro falando mais alto.

Outro exemplo é Star Wars Battlefront (2015) saiu extremamente cru, quase não tinha conteúdo ou alguma variedade, além da falta de um modo campanha que tinha nos antecessores e a EA adicionou conteúdo depois via DLC, mais uma vez, o dinheiro fala mais do que qualquer senso lógico.

O descaso mais recente foi do jogo Mass Effect Andromeda em 2017, onde o jogo saiu com vários problemas de performance e falhas nas animações, que foram consertadas depois, mas mesmo assim o estrago já tava feito, isso manchou a imagem do jogo, que agora está esquecido.

Como podem ver EA tem um histórico de arrogâncias, falta de respeito com o consumidor, práticas abusivas e quase nenhuma transparência, então o que aconteceu com o FIFA 18 do Switch não é novidade, pois ela já faz esse tipo de coisa a muito tempo, e apesar da EA dizer que mudou sua postura, tudo leva a crer que não, ela continua com sendo a mesma empresa muquirana de sempre, e nunca irá mudar isso.

FONTES

EA fatura 1,3 bilhões em DLC

EA pior empresa dos Estados Unidos em 2013

EA pior empresa dos Estados Unidos em 2012

Gerente da EA falando mal dos Gamers tradicionais

Os problemas do Mass Effect Andromeda

Você já teve problemas com a EA ?

Smiley face