Recentes informações indicam que a Bandai Namco Holdings, está realizando uma série de cortes em sua equipe e cancelando diversos projetos. Entre os cancelamentos, segundo um relatório da Bloomberg, está um título encomendado pela Nintendo. Além de jogos baseados em franquias populares de anime como One Piece e Naruto.
- Série Live Action de Pokémon Está Sendo Desenvolvida pela Netflix
- Vazamento Revela Codinome do Novo Console da Nintendo
- Nintendo Finalmente Anuncia Oficialmente novo Hardware
Embora o projeto com a Nintendo não tenha sido revelado, a Bandai Namco já colaborou em vários jogos da BigN, incluindo Super Smash Bros. para 3DS, Wii U e Ultimate, além de Pokkén Tournament. A empresa também contribuiu significativamente para o desenvolvimento de pistas, personagens e peças de kart para Mario Kart 8 Deluxe.
Acusações de Pressão sobre Funcionários
Além desses cancelamentos, surgiram acusações de que a Bandai Namco utiliza uma prática chamada “oidashi beya” — ou salas de expulsão — para pressionar cerca de 200 funcionários a pedirem demissão. Nessa prática, os empregados ficam em uma sala sem tarefas, o que os leva a buscar novos empregos por conta própria. Embora a empresa tenha negado o uso desse método, o relatório da Bloomberg aponta que essa abordagem é tradicional no Japão para reduzir equipes sem demissões diretas.
Além disso, surgiu um site anônimo chamado Leak Press, que acusa a Bandai Namco de utilizar diversas táticas para forçar a saída de funcionários. A empresa, no entanto, afirmou à Bloomberg que as decisões de cancelar jogos se baseiam em avaliações detalhadas de cada situação, e que os empregados podem ter que aguardar até serem realocados em novos projetos.
No ano passado, a Bandai Namco anunciou a criação dos estúdios Bandai Namco Studio 2 e Studio S, dedicados exclusivamente a trabalhar em projetos comissionados. Os estúdios estavam ligados a um projeto da Nintendo, mas, neste ano, internautas perceberam que as contratações para essas posições relacionadas à Nintendo pararam. No entanto, não está claro se o projeto cancelado fazia parte do trabalho desses estúdios.
Esses cortes na Bandai Namco refletem a onda de demissões que vem impactando a indústria de jogos nos últimos dois anos. A empresa já havia enfrentado dificuldades recentemente, como o cancelamento do lançamento ocidental de seu MMORPG Blue Protocol no mês passado, mostrando que nem mesmo gigantes como a Bandai estão imunes à instabilidade do mercado.
Fonte